Uso

Pacientes internados podem iniciar suas terapias com o  RehaCom mesmo antes de ter auta. Depois que o paciente tem auta, continua com o uso do RehaCom na clínica ou em casa com o acompanhamento de um terapeuta. A combinação da terapia em clínica especializada com o treinamento diário em casa é muito promissor. Na Alemanha, pacientes ainda têm o direito legal de realizar o tratamento em casa e o plano de saúde deve cobrir os custos.

Para continuar o treinamento com RehaCom após a internação hospitalar, o paciente deverá buscar um terapeuta que utilize o RehaCom.

O tratamento com RehaCom pode ser aprendido facilmente, por você e por seus pacientes. A operação do programa é bastante intuitiva e rapidamente poderão ser encontrados os caminhos, idênticos para todos os procedimentos, contando também com manuais incluindo bases teóricas para todos os procedimentos. Seus pacientes, mesmo sendo cognitivamente e ou motoramente afetados, podem operar o sistema com o teclado especial com poucos e grandes botões.

No momento em que o treinamento é iniciado, RehaCom trabalha com um modo adaptativo. Todos os procedimentos de treinamento são automaticamente ajustados na dificuldade adequada com as habilidades de desempenho do paciente. Assim, o treino permanece sempre interessante, o paciente nunca é exigido demais ou de menos, porque ele vai treinar sempre em seu limite de desempenho pessoal, que o RehaCom reconhece para cada paciente. Assim você não perde tempo com o trabalho administrativo ou suposições sobre qual nível de dificuldade seria o melhor para um determinado paciente. Dessa forma você terá mais tempo para cuidar intensamente para que o seu paciente atinja seus objetivos estratégicos. Então RehaCom vai ajudar o seu paciente a atingir esses objetivos.

Após o treinamento você pode conferir a evolução do treinamento. Todos os dados das atividades de cada paciente são automaticamente armazenados no sistema. Durante o desenvolvimento da terapia, você pode também inspeccionar detalhes de tarefas individuais do paciente. Essas súmulas permitem uma análise exata do desenvolvimento da terapia do seu paciente. Dessa forma você pode ajustar estratégias terapêuticas ao longo da terapia.

O ideal é que o paciente, após o acidente ou doença, treine durante um período de 6 a 18 meses com uma frequência de 10 minutos diariamente  (fase de reabilitação precoce) a até 1 hora pelo menos 3 vezes por semana (fase de reabilitação avançada).